um guia completo sobre implantes dentários,

esclareça suas dúvidas

Reuni nesse texto as principais perguntas dos meus pacientes interessados em fazer implantes durante a consulta de avaliação, como um Guia Completo sobre Implantes Dentários.

Porque eu entendo que os pacientes precisam se sentir seguros e ter toda a clareza e informação necessária antes de tomar uma decisão tão importante.

O que é Implante Dentário?

O implante dentário é um dispositivo que substitui a raiz de um ou mais dentes perdidos.

Esse dispositivo têm o formato similar a um parafuso, e é de titânio, um material biocompatível com nosso organismo, que elimina o risco de rejeição.

O implante dentário é fixado ao osso através de uma cirurgia e após a integração óssea, uma prótese é fixada sobre o implante.

O resultado é a reabilitação oral segura e duradoura, devolvendo a força da mastigação e a estética do sorriso, que está associada a uma resposta psicológica positiva do paciente ligada a segurança e autoestima.


Quando fazer implante dentário?

O implante dentário deve ser feito logo após a perda de um ou mais dentes para evitar a perda óssea.

O osso alveolar é que dá suporte aos dentes e sua principal função é distribuir e reabsorver as forças geradas pela mastigação e outros contatos dentais.

Se não existe mais dente, o osso alveolar perde a função e começa a ser reabsorvido pelo organismo. Então se você decidir fazer os implantes anos depois, pode não ter osso para fixá-los.

Entretanto se você perdeu seus dentes há algum tempo e pretende fazer implantes dentários, sim tem solução, continue lendo.


O implante dentário evita o envelhecimento precoce da face?

O implante dentário preserva a estrutura óssea da mandíbula evitando o envelhecimento precoce.

Observe a figura:

A perda precoce dos dentes reduz o volume dos lábios, reduz a altura da dimensão da face, aumentando a sobra de pele no queixo e na lateral do rosto, resultando num aspecto envelhecido.

Se nada é feito, o processo continua com a perda óssea, que reduz a distância entre o nariz e o queixo e projeta o queixo para frente. É por isso que as pessoas que perderam os dentes parecem ter mais idade do que realmente tem.

Quem tem perda óssea pode fazer implante dentário?

Sim, o osso que foi perdido pode ser reconstruído por meio do enxerto ósseo. Através de uma cirurgia de baixa complexidade, posiciono o tecido ósseo que pode ser em bloco ou em pó, no local onde houve a perda de osso. O próprio organismo faz um processo de osseointegração no qual o bloco ou os fragmentos de osso são incorporados ao osso alveolar do paciente.

Dessa forma essa nova estrutura óssea terá boa espessura, altura e qualidade, que permitirá a fixação do implante de forma segura e eficaz para suportar a prótese e garantir a força da mastigação.


Quem pode fazer implante dentário?

O implante dentário é indicado para quem perdeu um ou mais dentes, adultos e idosos e até mesmo jovens podem fazer desde que já tenham a estrutura óssea totalmente desenvolvida.

No caso de limitações por algumas doenças que tem acompanhamento, são solicitados exames específicos para garantir que tudo corra bem durante a cirurgia de colocação dos implantes dentários.

Já fiz implantes em pacientes jovens que sofreram acidentes, em adultos que perderam um ou mais dentes e idosos com até 82 anos. Nunca é tarde para você desfrutar dos benefícios do implante dentário.

Quais os benefícios do implante dentário?

1. Liberdade para sorrir, você nem lembra que tem implantes, aproveita as reuniões sociais e as refeições em família sem inibição que a falta dos dentes causava.

2. Devolve a força da mastigação, você pode comer um churrasco ou morder uma maçã sem medo.

3. Aumenta a autoestima porque a sensação é de ter seus dentes naturais novamente. Você se sente mais confiante, confortável e naturalmente bonito(a).

4. A beleza do sorriso, pois as próteses sobre implante são feitas sob medida para harmonizar com seu rosto. O aspecto dos dentes é tão natural que se você não contar, ninguém vai saber que você tem implantes dentários.

5. A preservação da estrutura óssea da mandíbula do maxilar vai garantir um aspecto de jovialidade para você ao longo da vida.

Como funciona o processo de implante dentário?

Se você tem o desejo de fazer implantes dentários, mas tem medo ou dúvida, veja aqui o passo a passo para ter um sorriso novo.

1. Diagnóstico

Tudo começa com uma avaliação e diagnóstico do seu caso. Conversamos sobre sua situação de saúde e suas expectativas, acompanhados de uma simulação digital mostrando como ficaria seu sorriso em seu rosto após os implantes dentários.

2. Planejamento

Solicito uma tomografia para ver a densidade óssea e planejar o caso detalhamente. O posicionamento correto dos implantes é que vai garantir a perfeita adaptação da prótese posteriormente. Um bom planejamento é a garantia do sucesso da cirurgia.

3. Cirurgia

A cirurgia é feita no consultório com anestesia local, portanto sem dor, respeitando um rigoroso protocolo de biossegurança. A duração varia de acordo com cada caso.

4. Pós- Operatório

O pós-operatório é muito tranquilo, o paciente deve tomar a medicação prescrita, fazer compressas geladas e repouso.

Nas primeiras 72 horas é recomendado fazer uma limpeza mais suave. Não se deve realizar bochecho nem passar a escova no local operado.

Importante ressaltar que sempre permaneço a disposição dos meus pacientes no pós-operatório. E uma semana depois ocorre o retorno para acompanhamento.

O processo em que os implantes de integram aos ossos, é o que chamamos de osseointegração, leva aproximadamente 90 dias.

5. Colocação da Prótese sobre os Implantes

Após a osseointegração completa, a confecção da prótese é iniciada. Durante algumas consultas são feitas as provas e a personalização da prótese. Onde são consideradas a cor da gengiva, formato dos dentes e os padrões estéticos para a construção de um sorriso perfeito.

Cada prótese é única, perfeita para o seu sorriso e harmônica com seu rosto.

Quando finalizada, a prótese é fixada sobre os implantes.

A prótese sobre implante é chamada de Protocolo.




Qual a diferença entre Protocolo sobre Implante e Prótese Móvel

Protocolo


O protocolo é uma prótese fixada sobre os implantes, é similar aos dentes naturais, você tem firmeza na mastigação para comer qualquer alimento, inclusive os mais duros. A força da mastigação aumenta em 90% com o Protocolo sobre implante dentário.

É ótimo porque além do Protocolo ser fixo, não tem céu da boca, então você sente o gosto dos alimentos perfeitamente. Você consegue jantar, conversar, ir a eventos e focar em relacionamentos. Você não precisa mais se preocupar com a movimentação da prótese, só precisa lembrar de sorrir!


Protocolo sobre implante dentário - Superior

É ótimo porque além do Protocolo ser fixo, não tem céu da boca, então você sente o gosto dos alimentos perfeitamente. Você consegue jantar, conversar, ir a eventos e focar em relacionamentos. Você não precisa mais se preocupar com a movimentação da prótese, só precisa lembrar de sorrir!


Protocolo sobre implante dentário - Inferior

O protocolo inferior também é fixo, então o paciente consegue falar tranquilamente, a língua se movimenta sem o perigo de deslocar a prótese, deixando o paciente livre de precupações. Muitos pacientes me dizem que desde que fizeram implantes dentários sentem-se livres como tivessem dentes naturais.

Prótese Móvel


A prótese móvel é removível, por isso não é possível mastigar alguns alimentos duros, porque ela não consegue se firmar o suficiente para isso.

Além disso, ela recobre o céu da boca por isso atrapalha o paladar, você não sente o sabor dos alimentos totalmente.

No caso da prótese móvel ser inferior, a língua pode causar movimentação da prótese ao falar aumentado o desconforto.


A cirurgia de Implante Dentário dói?

A cirurgia de implante não dói, a habilidade do dentista e a anestesia tornam a cirurgia muito confortável. Além disso, o implante dentário é instalado no tecido ósseo, um tecido que tem como característica a baixa presença de enervações, o que proporciona um pós-operatório tranquilo e sem dor.

Quanto custa Implante Dentário?

Os preços do implante vão variar de acordo com as particularidades de cada paciente. Além da quantidade de implantes, é necessário avaliar o grau de complexidade do caso.

Se você tem o desejo de se livrar das próteses móveis, venha conversar comigo, realize seu sonho com a segurança de que tudo será como você imaginou.

Nossa clínica tem condições que facilitam o pagamento, o que torna o tratamento acessível.


Onde fazer implante dentário?

Estamos em Rio Branco do Sul e em Colombo e, nós da clínica, te convidamos e marcar uma avaliação e vir conhecer o Dr. Marcelo Ribeiro. Especialista em implantes dentários, ele atua há mais de 20 anos, resolvendo casos de alta complexidade. Sempre usando a melhor tecnologia disponível e as melhores marcas de implantes dentários. E o que mais importa: com pacientes muito satisfeitos.

É importante que você se sinta seguro e bem orientado. Fique a vontade para marcar uma consulta e tirar todas as duas dúvidas.

Dr. Marcelo Ribeiro e equipe.